Register

*
*
*
*
*

* Field is required

A+ R A-

Corte Aterro

Na elaboração de um projeto que seja necessária movimentação de terra para determinada superfície deve-se buscar o equilíbrio entre VOLUME ESCAVADO (CORTE) x ATERROS.


CORTE

Cortes são segmentos que requerem escavação no terreno para se alcançar a linha do greide projetado, definindo assim transversal e longitudinalmente o corpo estradal.

As operações de corte compreendem:

➜ Escavação dos materiais constituintes do terreno natural até a plataforma de terraplenagem definida pelo projeto;

➜ Escavação para rebaixamento do leito de terraplenagem, nos casos em que o subleito for constituído por materiais julgados inadequados;

➜ Escavação nos terrenos de fundação de aterros com declividade excessiva (comuns nos alargamentos de aterros existentes) para que estes proporcionem condições para trabalho dos equipamentos e estabilidade às camadas a serem sobrepostas;

➜ Alargamentos além do necessário em algumas porções de cortes para possibilitar a utilização de equipamentos normais (comuns nos casos de escavações em cortes já existentes;

➜ Transporte dos materiais escavados para aterros ou bota-foras;

ATERROS

Aterros constituem segmentos cuja implementação requer o depósito de materiais, para a composição do corpo estradal segundo os gabaritos de projeto. Os materiais de aterro se originam dos cortes e dos empréstimos.
As operações de aterro compreendem a descarga, o espalhamento, a correção da umidade (umedecimento ou aeração) e a compactação dos materiais escavados, para confecção do corpo e da camada final dos aterros propriamente ditos, bem como para substituição de volumes retirados nos rebaixamentos de plataforma em cortes ou nos terrenos de fundação dos próprios aterros.


 

Um estudo deve buscar o equilíbrio entre volumes de cortes e aterros evitando a utilização de bota-fora ou empréstimos. Tal medida evitará despesas desnecessárias com bota-fora, compra de terra, caçambas ou caminhões.

Broke Locação de Máquinas - Serviços de Terraplenagem - (11) 3485-5353 
www.broke.com.br   /   broke@broke.com.br
Criação Acesse Bem