Para construção de um prédio, seja residencial ou empresarial geralmente o projeto de prevê a construção de áreas enterradas, ou seja, uma cota do terreno abaixo do nível da rua e dos terrenos e construções vizinhas ao empreendimento. Este tipo de terraplenagem denominamos Escavação de Subsolo.
Para a Escavação de Subsolo inicialmente deve ser realizado um estudo de sondagem do terreno, geralmente realizado por um projetista de fundação que definirá as etapas do processo de escavação e a elaboração planialtimétrica do próprio terreno e dos vizinhos. Deve ser informado o relatório da sondagem o tipo de solo a ser escavado, removido e transportado, além do nível d'água do terreno. É fundamental contenções no entorno do terreno. As empresas terraplenagem atuam como prestadores de serviço executando o trabalho de acordo com o estudo de sondagem do projeto.
Quando a terra é remexida ela se descompacta e consequentemente aumenta de volume causando um “Empolamento”. Um serviço de topografia é fundamental para a definição dos valores. A definição da quantidade de material a ser retirado se dá em função do volume total de terra a ser removida.
O transporte da terra escavada exige atenção devido à sujeira gerada, portanto é necessário lavar os pneus dos caminhões antes de iniciar o transporte da terra, evitando sujeita nas vias públicas. O material deve ser destinado a aterros, popularmente conhecidos como “ bota-fora”, este deve estar certificado pelos órgãos ambientais competentes.